Cartórios do Ceará já autenticam documentos online; saiba
como fazer
Cartórios do Ceará já autenticam documentos online; saiba
como fazer
Foto Isanelle Nascimento/SVM
No Ceará e em todos
os outros estados brasileiros, os cartórios já podem autenticar documentos por
meio digital. Segundo conta a presidente da Associação dos Notários e
Registradores do Ceará, Helena Borges, o novo serviço será responsável por
tornar possível a certificação de cópias pelo site do Colégio Notarial do
Brasil, o Cenad, e pelo e-Notariado.
“A autentificação digital nada mais é a do que a possibilidade
de materialização ou de desmaterialização do documento pelo notário”, explica,
inicialmente, Helena Borges.
Para realizar a tarefa, ela também pontua, o sistema
utilizado será o e-Notariado, plataforma de atos notariais eletrônicos que já
disponibiliza serviços como assinaturas digitais de escrituras, procurações por
videoconferência, atas notariais e testamentos, entre outros.
Até o momento, a definição sobre como os cartórios deverão
trabalhar ficará por conta da demanda. Segundo ela, nem todos os cartórios
devem realizar esse tipo de processo rapidamente, afinal de contas “é
necessário criar uma afinidade com a ferramenta”, deixando o processo a cargo
do andamento dos treinamentos e da solicitação dos usuários. Além disso, ela
lembra, o site do Cenad é a única plataforma aceita para esse tipo de
procedimento.
Como fazer
Para utilizar o meio digital para a autenticação, existem
duas possibilidades:
Documento original digital
Basta que o usuário solicite a autenticação a um tabelionato
dentro do site e envie o documento por e-mail. “Será necessário respeitar o
princípio da territorialidade, claro, o que significa que esse usuário precisa
escolher um cartório dentro do município onde se encontra”, explica a
presidente da Anoreg-CE. Após a autenticação digital, o usuário receberá o
documento por meio virtual.
Documento original físico
O procedimento deve ser o de ida ao cartório mais próximo e,
no local, a impressão será digitalizada e autenticada. Logo após esse processo,
o arquivo do documento será gerado para também ser encaminhado por meio
eletrônico.
“No geral, dizemos que será a facilidade de enviar um documento
autenticado de um lugar para o outro, seja para pessoas ou órgãos por e-mail,
Whatsapp ou qualquer outra ferramenta online”, opina Helena Borges.
Ainda de acordo com a presidente da associação, outro
benefício será o da segurança. “Vale lembrar que esse documento não fica
armazenado na plataforma. O que fica é apenas a autenticação, que assim poderá
ser checada de forma mais rápida e ainda bastante precisa”.
Com informações do Diário do Nordeste.
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