quinta-feira, 22 de junho de 2017

EUNÍCIO COMEMORA REINÍCIO DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO PARA O CEARÁ


A assinatura da ordem de serviço foi assinada ontem no gabinete do senador cearense com a presença do presidente interino da República, deputado Rodrigo Maia

Ontem foi um dia de muita alegria, com um resultado alvissareiro. Conseguimos superar todas as barreiras e sensibilizar a Justiça. Somos nordestinos, e não apenas um povo forte. Sim, somos fortes, mas também esperançosos e vencedores”.

A declaração partiu do presidente do Senado Federal, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), em entrevista exclusiva, nesta manhã de quarta-feira (21), ao programa “Ceará News”, da Rede Plus de Rádio FM. Eunício comemorou a assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras de transposição das águas do Rio São Francisco para o Ceará.

Segundo ele, até o fim deste ano, ou no máximo até fevereiro de 2018, caso haja atraso ou algum imprevisto, as águas do “Velho Chico” chegarão ao Açude Castanhão (localizado no Município de Jaguaribara, a 283Km de Fortaleza), através de um eixo da transposição orçada em R$ 516,7 milhões. Conforme o presidente do Senado, os recursos já foram assegurados e depositados. As obras terão reinício na próxima segunda-feira (26).

Superação

“Superamos a fase do TCU (Tribunal de Contas da União), conseguimos sensibilizar a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, e finalmente, conseguimos superar aqueles que colocaram barreiras e não queriam que a obra fosse feita. Os recursos já estão depositados e teremos as águas chegando ao Castanhão até o fim do ano”, ressalta.

Ele afirma que a obra é vital para o Ceará, já que o maior açude do estado, o Castanhão, que será rebatizado de Senador Paes de Andrade, conta atualmente com apenas 6% de sua capacidade de armazenamento, isto é, 400 milhões de metros cúbicos d´água, quando pode acumular até 6,7 bilhões de metros cúbicos. Na situação atual, o volume d’água acabaria  até  dezembro próximo.

A assinatura da ordem de serviço para o reinício das obras da transposição aconteceu ontem no Gabinete da Presidência do Senado e contou com as presenças do presidente interino da República, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ);  e do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.

Outras demandas


Eunício Oliveira citou também outras iniciativas de sua autoria no Senado que beneficiaram o Ceará, o Nordeste e o País, em geral, como:  a renegociação das dívidas dos estados, a lei que preserva a prática da vaquejada, a renegociação do prazo de liquidação das dívidas dos produtores rurais;  a liberação de obras para as obras do Cinturão das Águas, além de um aporte financeiro da ordem de R$ 3 bilhões para a conclusão do Metrô de Fortaleza.


Por: Ceara News 7.
Portal Orós.

0 comentários:

Postar um comentário